CURSOR

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que adora o que faz.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROGRAMA PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

            A atual discussão sobre a cidadania e inclusão social exige que se repense a questão da Educação Profissional e do trabalho da pessoa portadora de deficiência . O trabalho é o momento que vai finalizar o atendimento ao portador de deficiência e que vai permitir a sua participação na sociedade.
O trabalho permite o rompimento de mitos sociais através de informações , fazendo com que a sociedade deixe ver a pessoa Portadora de Necessidades Especiais como um ser improdutivo e a família como um bebê eterno . O Trabalho passa a ser o símbolo da capacidade . a ociosidade é uma doença para qualquer cidadão . Antes as pessoas de deficiências , eram aposentados por invalidez , mas conquistaram leis que garantem mas conquistaram leis que garantem mais espaço no mercado de trabalho. A preocupação hoje é com a qualificação . Através do trabalho as pessoas portadoras de deficiência , poderão atingir autonomia e independência para uma melhor qualidade de vida .
Muitas vezes as pessoas não sabem como se portar diante de uma pessoa portadora de deficiência e acaba agindo de maneira inadequada. A falta de informação a respeito da deficiência nos leva a cometer deslizes
Cada vez as empresas estão despertando para a necessidade e o beneficio – social e – produtivo – da contratação de pessoas portadoras de deficiência .
È preciso ter em mente que não é a diferença quem determina a competência . tendo esta visão por principio ,  as demais barreiras são superadas com naturalidade. Portanto surge a necessidade deste curso para a preparação dos indivíduos.
Ultimamente , temas relacionados a portadores de deficiência vem despertando a atenção da sociedade de modo geral . Aquele que nos diz respeito diretamente é a inserção do portador de deficiência no mercado de trabalho , ou , seja para garantir que lei de  cotas.  

O que diz a lei ? Nas empresas privadas com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5 % de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada , na seguinte proporção :
100 a 200 empregados : 2 %
201 a 500 empregados : 3 %
501 a 1000 empregados : 4 %
1001 ou mais empregados : 5 %
            No serviço publico ‘a pessoa assegurada ‘a pessoa portadora de deficiência o direito de concorrer ‘as vagas abertas em concursos públicos , sendo reservado no mínimo o percetual de 5% em face da classificação obtida.

COMPORTAMENTO AUDITIVO QUE OS BEBÊS PRECISAM APRESENTAR

TABELA DE DESENVOLVIMENTO AUDITIVO
Recém-nascidos até os 3 meses de idade :
•produzem certos sons (por exemplo : sons guturais) ;
•viram na direção de um som;
•sorriem para você;
•ficam calmas quando você fala com a fala doce.
Aos 6 meses :
•olham para seu rosto quando você fala;
•choram de maneira diferente quando estão com fome;
•fazem barulho para chamar a sua atenção;
•respondem com sons quando você fala ;
•sorriem para você e outros membros da família.
Peça ajuda quando :
•seu bebê não reagir `a sua voz ou outros sons;
•seu bebê não sorrir ou fazer sons ao estar acordado.
O que você pode fazer para ajudar o seu bebê a aprender :
•falar bastante com seu bebê ao dar-lhe banho, ou dar-lhe de comer ;
•cantar “la-la-las” ou outras cantigas como as de ninar;
•brincar usando jogos simples como “peek-a-boo”;
•mostrar ao seu bebê livros com gravuras e falar-lhe o que está vendo;
•olhar diretamente ao seu bebê quando fala com ele/ela.
Aos 12 meses de idade a maioria dos bebês:
•entendem seu próprio nome;
•entendem palavras como “bye-bye” ou “uppa”;
•pronunciam sons como “ba,ba,na,na,ga,ga”;
•pronunciam e tentam imitar os sons que você faz.
Peça ajuda quando:
•seu bebê não responde acenando a mão quando lhe dizem bye-bye” e lhe acenam;
•seu bebê não tenta mostrar-lhe coisas indicando ou olhando para elas.

TRAVA-LÍNGUAS


·         Três pratos de trigo para tigres tristes.

·         O brinco de Bruna brilha.

·         O peito do pé do Pedro é preto.

·         Um bife de caçarolinha não é um rifle de caçar rolinhas.

·         O padre Pedro tem um prato de prata. O prato de prata é do padre Pedro.

·         O pato Pipo tem pata e papo.

·         Salmouras salgadas só salgam salsichas.
  • Comprei uma arara rara em Araraquara

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS

Pinte somente os quadros das palavras que estão escritas corretamente:

Embaixo
Denovo
Em quanto
Em cima
De bruços
acima
Abaixo
Depropósito
De acordo
De repente
Por isso
derrepente


Complete o quadro com o que se pede:

verbo
tempo
infinitivo
conjugação
Trabalham



Fica



Dorme



consegue



cria





Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas:
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.
Assinale a alternativa em que todas as palavras são oxítonas :
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.
Assinale a alternativa em que todas as palavras são proparoxítonas:
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.

Circule e Classifique os numerais das frases abaixo:
Compre duzentas folhas de papel sulfite. ___________________________________________
Esta é a lista de material da quarta série.___________________________________________
Mandamos o Primeiro bilhete ontem. ______________________________________________
Comi um quarto do frango. ______________________________________________________
Eles pediram meia pizza calabresa e maia marguerita. ________________________________


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade sobre Sistema Solar :Pesquise e responda.

TECNOLOGIA E A SURDEZ

Comportamento e tecnologia surda

Há comportamentos e tecnologias incorporados na vida diária da Comunidade Surda, a maioria dos quais objetiva a comunicação, o contato do surdo com o mundo dos sons, e entre eles mesmos a distância, por meio de uma 'agenda surda' bem definida, na qual se destacam: os torpedos, que, apesar de recentes, vêm se ampliando significativamente; a comunicação por meio de Telefones para Surdos (TS), sinalização luminosa para campainhas, telefone, alarme de segurança e detector de choro de bebê; relógios de pulso e despertadores com alarmes vibratórios; legendas ou tela de intérprete na TV intérpretes in loco nas igrejas, escolas, repartições públicas, hospitais, delegacias, comércio em geral etc); adaptação da arbitragem nos esportes, substituindo os apitos por acenos e lenços; entre outros.
No dia-a-dia da pessoa surda, há jogos, técnicas, brincadeiras e comportamentos interativos, ora adaptados de jogos de ouvintes, ora criados pela própria Comunidade Surda. Para fins de ilustração, apresentam-se alguns jogos e técnicas adaptados:
O jogo “escravos de Jó” foi adaptado por normalistas surdos no curso normal do Programa Surdo Educador" privilegiando o ritmo com que as 'pedrinhas' são passadas de um a outro em detrimento da melodia;
A conhecida técnica do telefone sem fio também foi adaptada, de forma que os participantes fazem uma fila indiana, e a pessoa.
A forma como rezam a oração do Pai Nosso também é interessante: enquanto ouvintes se dão as mãos, os surdos unem seus pés para poderem partilhar em 'voz alta' (com a língua de sinais) da oração universal do cristianismo.
Quanto à LIBRAS, cabe ressaltar a forma como os indivíduos são nela nomeados, atribuindo-se aos sujeitos características físicas, psicológicas, associadas ou não a comportamentos particulares, os mais variados, os quais personificam e, de certa forma, rotulam os indivíduos. É uma língua, como qualquer outra língua materna, adquirida efetiva e essencialmente no contato com seus falantes. Esse contato acontece, normalmente, com a participação nas Comunidades Surdas, onde a Cultura Surda vai pouco a pouco florescendo e, ao mesmo tempo, se diversificando em seus hábitos e costumes, que, pelos contextos distantes e diferenciados, refletem regionalismos culturais da Comunidade Surda. Nesse sentido, é fundamental o contato da criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas para que haja um input lingüístico favorável à aquisição da língua, possibilitado por um ambiente de imersão em língua de sinais.

Cultura Surda e cidadania brasileira


A questão multicultural surda
Skliar (1998) explica que falar em Cultura Surda como um grupo de pessoas localizado no tempo e no espaço é fácil, mas refletir sobre o fato de que nessa comunidade surgem processos culturais específicos é uma visão rejeitada por muitos, sob o argumento da concepção da cultura universal, monolítica. Para Wrigley (1996), a surdez é um 'país' sem um 'lugar próprio'; é uma cidadania sem uma origem geográfica.
Ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Por esse motivo, Skliar (1998: 28) defende que 'é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica. '
Em suma, caracterizar a Cultura Surda como multicultural é o primeiro passo para admitir que a Comunidade Surda partilha com a comunidade ouvinte do espaço físico e geográfico, da alimentação e do vestuário, entre outros hábitos e costumes, mas que sustenta em seu cerne aspectos peculiares, além de tecnologias particulares, desconhecidas ou ausentes do mundo ouvinte cotidiano.
Sobretudo, os surdos possuem história de vida e pensamentos diferenciados, possuem, na essência, uma língua cuja substância 'gestual', que gera uma modalidade visual-espacial, implica uma visão de mundo, não-determinística como dito anteriormente, mas, em muitos aspectos, diferente da que partilha a Comunidade Ouvinte, com sua língua de modalidade oral, cuja substância é o 'som'.
O Humor Surdo retrata, preferencialmente, a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte. Merece alusão a piada que se segue, intitulada 'Árvore', extraída da Revista da FENEIS, ano 1, n° 3, julho/ setembro 1999 - uma piada que retrata toda a história da educação dos surdos: uma história de conflitos e fracassos sociais e educacionais, mas que começa a mudar a partir do momento em que a língua de sinais passa a ser reconhecida como o meio de expressão dos surdos.

SURDEZ

A Educação do Surdo está sendo repensada devido ao reconhecimento da Língua de Sinais ( Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002) e à mudança de postura frente à surdez. O Surdo não é mais visto como aquele cuja falta de audição significa ineficiência, mas sim um ser eficiente que se desenvolve integralmente e se comunica por outro canal, tendo conseqüentemente, uma outra Língua.


Para lingüista surda Carol Padden “Cultura é um conjunto de comportamentos aprendidos de um grupo de pessoas que possui sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições.
Membros de uma cultura surda se comportam como as pessoas surdas, usam a língua das pessoas de sua comunidade e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são surdas. E a comunidade é um sistema social geral, no qual pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras”. (Padden 1989:5)
Segundo a pesquisadora, “uma Comunidade Surda é um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilha as metas comuns de seus membros e, de vários modos, trabalha para alcançar estas metas”. Portanto, nessa comunidade pode ter também ouvintes e surdos que não são culturalmente Surdos. Já a Cultura Surda é mais fechada do que a Comunidade Surda.
A palavra surdo (a) vem grafada com S maiúsculo quando indicar que se trata de pessoa que luta por seus direitos políticos, lingüísticos e culturais.

(Felipe, Tanya A. Libras em Contexto: 8° edição – Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e editora, 2007.)


Existe diferença entre surdos e DA.(deficientes auditivos). A identidade Surda se vale de Língua de Sinais, intérpretes, escolas de surdos, etc. Os D.A. precisam de aparelhagem de aumento de volume, oralização, integração à comunidade ouvinte e não usam a Libras.

Sistema Solar

Sugestão:
Estes sites são bem bacana e têm várias notícias sobre o Sistema Solar.

http://www.meleca.com.br/

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/fisica-astronomia-o-sistema-solar.jhtm

Site Sustentabilidade

Sugestão de um site legal sobre Sustentabilidade:


http://www.ecomunidade.com.br/

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula de Informática de 04 de maio

Bom Dia !!!!
Galerinha do 5º A e B

Verifiquem se vocês já têm material suficiente para o livro.
Tenho mais algumas dicas :
http://www.sobiologia.com.br/
http://www.sogeografia.com.br/

Fases da Lua ( Sugestão para o grupo da Lívia)
www.suapesquisa.com/sistemasolar/

Sedna
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI279450-EI302,00-Astronomos+dizem+ter+achado+planeta+do+sistema.html


Depois de todas pesquisas prontas , aproveitem para jogar:
são vários jogos legais .
http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-solar.html


Atividades

www.zenite.nu/

entre em atividades:
Astroquiz - são perguntas legais .
Faça você mesmo - são dicas de atividades muito interessantes.


Espero que gostem...
Beijos
Tia Cynthia

VENCEDORES : Os alunos que mais economizaram energia foram...

PARABÉNS !!!!!!!
ESTOU MUITO CONTENTE, POIS VÁRIOS ALUNOS APRESENTARAM AS CONTAS DE LUZ E CONSEGUIRAM ECONOMIZAR.
Esta gincana foi muito bacana, pois além de contribuir com o Planeta, vocês ajudaram seus pais a diminuirem a conta de energia. Espero que vocês continuem ECONOMIZANDO.
Teremos outras gincanas surpresa....

Mas vamos logo aos vencedores....

5º A Vitor Peron  - a economia na conta de luz foi de 48%
5º B  João Felipe -  a economia foi de 28%

Parabéns ....

E o prêmio serão os ingressos para o cinema. Combinaremos a data 5º feira.

Beijos